Pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística) revela que o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), é o segundo mais bem avaliado do País, com 50% da aprovação da população de Campo Grande. Os dados foram divulgados pelo blog de José Roberto de Toledo, do Estadão, nesta segunda-feira (5).

Na avaliação, Reinaldo está atrás do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), e ganha do chefe do Executivo Estadual vizinho, Mato Grosso, Pedro Taques (PSDB), que ficou em terceiro lugar.

Dos 26 governadores, 16 têm avaliação negativa. Os governadores mais mal-avaliados nas suas capitais são: Suely Campos (PP – Roraima), com 62 pontos negativos em Boa Vista; Waldez Góes (PDT – Amapá), com 57 pontos negativos em Macapá; Marcelo Miranda (PMDB – Tocantins), com 46 pontos negativos em Palmas; José Ivo Sartori (PMDB – Rio Grande do Sul), com 43 pontos negativos em Porto Alegre; e Francisco Dornelles (PP – Rio de Janeiro), com 41 pontos negativos entre os carioca

Ainda segundo o artigo, a situação atual é oposta à de 2012. Na mesma época, naquele ano, o saldo médio de popularidade dos governadores nas capitais era 20 pontos positivo.

O governador de MS aparece com 50% de avaliação positiva, que é “ótimo ou bom”, enquanto quem considera “ruim ou péssimo”, soma 10%. A pesquisa ouviu moradores das capitais de todos os estados brasileiros. Foi questionado se o governo é considerado ótimo/bom ou ruim/péssimo.

Em 2012, só seis governadores eram impopulares nas capitais, enquanto 18 tinham saldo positivo em 10 pontos ou mais.

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *