Sexta-feira (08.11) de tempo instável em Mato Grosso do Sul. A previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas principalmente à tarde podendo ocorrer em todas as regiões. Há possibilidade de chuva forte nas regiões oeste, sul e leste do Estado.

Os índices de umidade relativa do ar neste dia podem variar entre 95% e 35%. Já as temperaturas podem variar entre de 20°C a 36°C. Confira no mapa elaborado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) a previsão para alguns municípios.

Monitoramento das Chuvas

Conforme o modelo internacional de previsão de tempo National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA), no período de 7 a 23 de novembro, há possibilidade de dois períodos com chuvas significativas em Mato Grosso do Sul. De modo geral, as chuvas devem diminuir no início da segunda quinzena, especialmente na região centro-sul do Estado.

O primeiro período compreende os dias 7 a 15 de novembro, com condições favoráveis a pancadas de chuvas com acumulados significativos, de até 100 milímetros no período concentrado, especialmente, na parte norte e nordeste e extremo sudoeste. Há previsão de chuva forte em pontos isolados do Estado, especialmente entre os dias 08 a 11 de novembro.

Já o segundo período, entre os dias 15 a 23 de novembro, há tendência para redução das estimativas de ocorrência de chuvas em Mato Grosso do Sul. Pancadas de chuvas podem ocorrer de forma irregular e com baixos acumulados de no máximo 20 milímetros em grande parte do Estado. A região do extremo nordeste poderá ter chuvas em maiores quantidades de até 50 milímetros acumulados no período.

Conforme boletim do Cemtec para o período, com análise da coordenadora do Cemtec, Franciane Rodrigues, os modelos climáticos indicam ocorrência de chuvas acima da média para todas as regiões de Mato Grosso do Sul durante o mês de novembro.

A figura mostra a distribuição das chuvas estimadas entre os dias 07 a 23 de novembro de 2019 dividido em dois períodos. 

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *