A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS) definiu diretrizes para o manejo dos casos de óbito de pessoas com coronavírus (Covid-19) – infecção suspeita ou confirmada. Voltadas aos profissionais da área, as regras estão listas em decreto publicado no Diário Oficial do Estado (DOE-MS) desta segunda-feira (23).
Conforme o documento, é considerado caso confirmado aquele que teve diagnóstico da infecção pelo Covid-19 por exames laboratoriais. Já o caso suspeito é aquele que tenha apresentado síndrome respiratória aguda grave ou com histórico clínico compatível com a infecção.
Os casos de óbito com confirmação laboratorial da infecção deverão ter a Declaração de Óbito preenchida com “Infecção por Coronavírus – Covid-19” como causa básica do óbito.
Já em casos de óbito com infecção suspeita, o material biológico deverá ser coletado para a realização de exames no Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública de MS) ou em outro laboratório designado pela SES.
Nos casos de óbito com infecção suspeita está autorizada a realização de autopsia verbal, mediante a aplicação de questionário a ser disponibilizado pela Secretaria de Estado de Saúde.
Mais detalhes sobre o decreto assinado pelo secretário Geraldo Resende podem ser conferidos na página 9 do Diário Oficial do Estado. Clique aqui.
Atenção: Não há óbitos por coronavírus em MS
O Governo de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Secretaria de Estado de Saúde, comunica que até o momento (segunda-feira – 23 de março) não foi registrado nenhum óbito por coronavírus em Mato Grosso do Sul. A comunicação se faz necessária diante das crescentes notícias falsas sobre o assunto.
O Governo de MS reforça a necessidade de que as instituições oficiais, locais e nacionais, sejam consultadas em relação aos casos de coronavírus, evitando assim a propagação de informações equivocadas, podendo trazer prejuízos à população diante da gravidade do tema.
O boletim Covid-19 divulgado neste domingo aponta para 21 os casos confirmados da doença no Estado. A SES monitora outros 50 casos suspeitos. A atualização dessas informações será divulgada hoje (23), às 16 horas, na transmissão ao vivo nas redes sociais do Governo de MS ou em caráter emergencial no site oficial – www.coronavirus.ms.gov.br.