“Uma disciplina utilizada como forma de estimular o autoconhecimento e fortalecer o estudante, identificando prioridades, aptidões, papel familiar, vocação e formação de um cidadão preocupado em modificar o meio em que vive”. Esta é a definição do professor Emerson Bandeira Bastos, da Escola Estadual Roberto Scaff, de Anastácio, ao falar sobre o “Projeto de Vida”, uma das disciplinas características das escolas que ofertam o Ensino em Tempo Integral em Mato Grosso do Sul. Roberto é um dos professores titulares das 27 escolas, integrantes do Programa Escola da Autoria, que participaram do Curso de Formação e Aprofundamento em Projeto de Vida, realizado na primeira semana deste mês de abril, no Centro de Formação Mariluce Bittar. Voltado para professores e coordenadores pedagógicos, a formação foi oferecida pela Secretaria de Estado de Educação (SED), por intermédio da Gerência de Ensino Médio em Tempo Integral (GEMTI). De acordo com a Gerente do Ensino Médio Integral da SED, professora Maria Gorete Siqueira Silva, nos primeiros dias o curso foi voltado para professores que estão iniciando a disciplina Projeto de Vida e, no restante da semana, a ação foi voltada para docentes já atuantes, com troca de experiências e aprofundamento da matéria.

Professores das unidades que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral durante formação, em Campo Grande. (Foto de Juarez Júnior).

A coordenadora pedagógica Edna de Souza Sanches, com 20 anos de experiência na área, falou sobre a importância da disciplina: “A Escola Roberto Staff atende cerca de 800 estudantes e a disciplina Projeto de Vida é fantástica, podemos destacar que é o coração da Escola. Quando ele (estudante) percebe que todos esforços são voltados para os seus sonhos, ocorre a transformação, não apenas para vocação e impulso profissional, mas de transformá-lo, a partir desses sonhos, em um cidadão preocupado com outro ser humano e construtor de um ambiente mais humano e próspero”, enfatizou coordenadora. Quando o assunto é a oferta do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI), vale destacar o crescimento da modalidade na Rede Estadual de Ensino (REE) de Mato Grosso do Sul. Em 2018 o Estado contava com 16 escolas (11 na capital e 5 escolas no interior), que receberam 4.6 mil estudantes. Em 2019, o número de unidades aumentou de forma significativa, com a adesão de 11 escolas ao Programa Escola da Autoria, sendo 10 no interior e uma em Campo Grande. Ao todo, já são 27 unidades em todo Estado, que atendem cerca de 7.8 mil estudantes. Implantado no início da atual gestão, ainda em 2015, o Programa Escola da Autoria faz parte da proposta de fomento ao Ensino Médio em Tempo Integral por parte do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação.

Ao todo, cerca de 7.8 mil estudantes são atendidos pelas 27 escolas que ofertam o Ensino Médio em Tempo Integral em Mato Grosso do Sul

LEIA TAMBÉM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *