
Balanço com base em dados diários sobre a situação do coronavúrus (Covid-19) em Dourados mostram que o mês de outubro teve menor número de óbitos e de novos casos em relação ao mês de setembro.
Foram 12 óbitos de douradenses por Covid neste mês transpassado e 1.271 novos casos inseridos no boletim municipal.
Em 31 dias Dourados passou de 7.292 para os atuais 8.563 testes positivos desde o início da pandemia. Os óbitos passaram de 96 para 108 neste período.
Na comparação de outubro com o mês anterior é possível apontar redução na média de casos. A média diária de novos casos de Covid em setembro fechou em 58 e em outubro recuou para 41.
Dourados também apresentou redução na quantidade de pacientes internados em hospitais públicos e privados na cidade diagnosticados com o coronavírus. Passou de 48 internações no início do mês de outubro para os atuais 25 pacientes em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e de enfermaria.
NORMAS
As regras de biossegurança voltadas a contenção da transmissão da Covid em Dourados sofreram poucas alterações durante este último mês.
No dia 8 de outubro a prefeitura publicou no Diário Oficial o decreto n° 2.944, que autoriza o retorno das atividades no setor de eventos, com extensa lista de medidas impostas às empresas.
As visitações em capelas e cemitérios nesta segunda-feira (2/11) em alusão ao Dia de Finados serão reguladas por regras de biossegurança, como acesso limitado de visitantes, uso de máscara, álcool gel, entre outras.
Parques e praças públicas continuam fechados e o toque de recolher ficou mantido das 23h às 5h.
SITUAÇÃO ENDÊMICA
De acordo com dados do Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus deste sábado (31/10), Dourados tem atualmente 497 casos ativos, 472 em isolamento domiciliar e 25 pacientes internados com o vírus. Mais de 7,9 mil douradenses tiveram o coronavírus e estão recuperados.
O óbito mais recente registrado na cidade é do sexo masculino, portador de comorbidades. Ele estava internado em hospital público de Dourados desde o dia 19 de outubro. A vítima que não teve a idade revelada pelo Comitê apresentou piora e foi transferido para UTI, indo a óbito por volta das 23h de sexta-feira (30).
