
O prefeito eleito Alan Guedes (Progressistas) disse que vem buscado maneiras de adquirir doses de vacinas contra o coronavírus e iniciar a imunização de grupos de risco em Dourados. Ele também não descarta buscar a união de outros municípios para conseguir os imunizantes através de um ‘consórcio’ entre as cidades da região.
O anúncio ocorreu na manhã desta quarta-feira (30/12), no Sindicato Rural, onde foi apresentado o relatório de transição de governo.
Conforme o próximo chefe do Executivo, já existe um trabalho para que seja encaminhada carta compromisso ao Instituto Butantan, em São Paulo, pela aquisição das doses.
“Sabemos que o governo federal vai fazer aquisição [da vacina] e ceder aos Estados e Municípios. Mas, por outro lado, também estamos trabalhando e designando uma carta compromisso ao Butantan, à USP (Universidade de São Paulo) e o Governo de São Paulo”, disse.
Em seguida ele completou: “Não estamos parados! Quando assumirmos, isso fica mais institucional. Caso não venham as doses através do Ministério da Saúde ou da SES (Secretaria de Estado de Saúde), tenhamos alternativas para buscar a vacina para imunizarmos idosos, profissionais da Saúde e Educação, porque em médio ou longo prazo, durante o ano de 2021, será isso fundamental para retomarmos as atividades”, relatou.
Dados divulgados ontem (29/12) pelo Comitê de Gerenciamento de Crise da Covid mostram que Dourados contabiliza 13.440 casos confirmados de coronavírus, com 155 mortes.
Do total, 11.730 pessoas são consideradas recuperadas e 1.528 cumprem isolamento domiciliar, com 62 pacientes internados em leitos hospitalares e 35 deles ocupando vagas de UTI (Unidades de Terapia Intensiva), 21 através do SUS (Sistema Único de Saúde).
