

Morreu neste sábado (5), em Dourados, em consequência da gravidade dos sintomas adquiridos da Covid-19, o médico veterinário Valdir Perusso. Ele manteve por mais de 50 anos a loja Central Veterinária, na avenida Marcelino Pires, no centro da cidade, por onde passaram quase que a totalidade dos estudantes do curso de Medicina Veterinária formados pela Unigran, como estagiários convidados por ele.
Ex-vereador no período de 1983-88 [naquela legislatura o mandato foi prorrogado por dois anos], Valdir Perusso teve 813 votos nas eleições de 1982, a primeira disputa em que o Mato Grosso do Sul teve eleições diretas para governador desde que foi criado, em 1977. Em Dourados, o prefeito eleito foi o professor Luiz Antônio Alvares Gonçalves e para o Governo foi eleito Wilson Barbosa Martins.
O médico veterinário disputou a reeleição em 1988 e obteve 600 votos, ficando como suplente do então PMDB, partido que elegeu sete dos 15 vereadores daquela legislatura, além do prefeito Antônio Braz Melo, que havia sido derrotado na primeira tentativa, em 82.
Valdir Perusso ficou conhecido pela serenidade e determinação com que conduziu o único mandato legislativo, formando bancada com nomes expressivos do PMDB na época, como os professores Paulo Falcão, Valdenir Machado, Carlos Roberto Cristino de Oliveira, o oftalmologista Áureo Garcia Ribeiro, o radialista Albino Mendes e o advogado Neri Azambuja.
Com informações do site Douranews.
