Para agilizar o projeto de construção de túnel na BR-163 em Dourados, no trecho conhecido como trevo do DOF, e melhorar o trânsito na rua Coronel Ponciano, o deputado estadual Marçal Filho sugere uma parceria entre a Prefeitura e empresa privada. “Em tempos de economia de recursos públicos e de escassez é preciso utilizar-se de parcerias para melhorar e aprimorar os serviços públicos”, diz o deputado.
Marçal esteve na cidade de Maracaju onde o prefeito Murílio Azambuja fez parceria com uma construtora para a construção de um viaduto sobre a BR-267, ligando a avenida Mário Corrêa, no Bairro San Raphael, aos novos bairros da Região do Alto Maracaju. Dourados vive uma situação semelhante e muitos bairros foram construídos após a BR-163, sendo necessárias obras de engenharia de trânsito para dar mais segurança aos moradores.
Além do túnel, as obras em Maracaju, que serão inauguradas até o mês que vem, contam com passagem para pedestres, iluminação moderna, passagem de veículos e toda a estrutura de drenagem de águas. O prefeito Maurílio disse a Marçal Filho que os custos foram de quase R$ 6 milhões. “Foi uma parceria por meio de compensação por obras de infraestrutura”, explicou o prefeito.
Em Dourados parcerias nesse sentido foram realizadas recentemente para o recapeamento da rua Cuiabá. De acordo com Marçal Filho, é preciso ampliar a parceria em que a doação de áreas institucionais em loteamentos urbanos por meio das empreiteiras sejam transferidas em obras de infraestrutura. Toda empresa que for construir um condomínio ou realizar um loteamento, precisa, por lei, doar uma área ao município, mas neste modelo a compensação se faz por meio de uma prestação der serviço, como a construção de uma obra, por exemplo, como também por repasse financeiro.
Como a BR-163 é uma rodovia de concessão privada, da empresa CCR MSVia, e o entroncamento da rua Coronel Ponciano é de responsabilidade do município, mas que após cruzar a rodovia passa a ser a MS-156, de responsabilidade do Governo do Estado, uma obra de viaduto seria de responsabilidade dos três governos (federal, estadual e municipal). “Como a problemática do caos no trânsito nessa região penaliza os moradores de Dourados, cabe a prefeitura assumir essa responsabilidade de realizar a frente de trabalho”, sugere o deputado.
O trevo da BR-163 com a Coronel Ponciano é a única via que faz ligação do centro da cidade a bairros como Jardim Guaicurus, Dioclécio Artuzi, Ildefonso Pedroso, Harrison de Figueiredo, Vival dos Ipês, Esplanada, Dubai, Green Ville. Estima que cerca de 15 mil pessoas morem nessa região e novos loteamentos estão surgindo. Por conta do trânsito caótico, mortes já foram registradas no entroncamento, tendo como vítimas motociclistas e ciclistas.