
Dia das Mães deve movimentar mais de R$ 36 milhões em Dourados
DIA DAS MÃES
Intenção de compra cresce em Dourados, mas gasto médio recua, aponta pesquisa
Dia das Mães deve movimentar mais de R$ 36 milhões em Dourados
17 abril 2025 – 14h43Por Cristina NunesA pesquisa revelou que 77,15% dos consumidores de Dourados pretendem comprar presentes neste ano – Crédito: Clara Medeiros/Dourados News
Apesar de um cenário de consumo mais cauteloso, o Dia das Mães de 2025 deve aquecer o comércio douradense com uma movimentação estimada de R$ 36,3 milhões, somando gastos com presentes e comemorações. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio-MS (IPF-MS) em parceria com o Sebrae/MS.https://8f75074392070aeaa9ac9a67a5389012.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-41/html/container.html
A pesquisa revelou que 77,15% dos consumidores de Dourados pretendem comprar presentes neste ano, um aumento significativo em relação a 2024, quando o índice foi de 63,94%. A movimentação prevista com presentes saltou de R$ 16,7 milhões no ano passado para R$ 19,3 milhões em 2025. Ainda que o gasto médio por consumidor tenha caído de R$ 222,29 para R$ 212,62, o aumento no número de pessoas comprando compensou essa redução.
Já em relação às comemorações, o cenário é inverso: menos pessoas vão celebrar com programações especiais (queda de 75,84% em 2024 para 71,16% em 2025), e o gasto médio caiu de R$ 236,39 para R$ 202,63. Com isso, a movimentação econômica esperada para esse segmento também recuou: de R$ 21,1 milhões no ano passado para R$ 17 milhões neste ano.
Em todo o Mato Grosso do Sul, a movimentação econômica para o Dia das Mães deve chegar a R$ 448,3 milhões, valor 5% menor que o registrado em 2024. Ainda assim, mais pessoas afirmaram que irão presentear (75,93% contra 71,16% no ano anterior), o que indica uma mudança no comportamento do consumidor: mais interessados em comprar, mas com maior controle sobre os gastos.
Para a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira, o resultado é positivo, especialmente para o setor varejista. “Apesar do cenário mostrar consumidores mais cautelosos, é uma data que todos ainda fazem questão de celebrar. Entre comemoração e presentes, a previsão é que o gasto médio estadual gire em torno de R$ 420,78. O Dia das Mães é a segunda melhor data para o comércio”, afirma.https://8f75074392070aeaa9ac9a67a5389012.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-41/html/container.html
Entre os itens mais procurados pelos consumidores de Mato Grosso do Sul estão sapatos (24%), bolsas e acessórios (23%), e perfumes e cosméticos (23%). A maior parte das compras deve ocorrer no centro das cidades, o que também se aplica à realidade de Dourados.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Paulo Maciel, o estudo revelou que a qualidade do produto é o fator mais relevante para a decisão de compra, mencionada por 77% dos entrevistados. Em seguida, as condições de pagamento aparecem como diferencial, com 74% dos consumidores optando por descontos à vista e 30% preferindo parcelar no cartão de crédito.
“O panorama oferece informações valiosas para que os empresários de Mato Grosso do Sul possam planejar suas estratégias de vendas. A valorização da qualidade, a atenção às preferências das mães e a oferta de condições de pagamento atrativas podem ser diferenciais importantes para o sucesso das vendas nesse período”, destacou Maciel.
A economista Regiane ainda reforça a importância de uma boa comunicação com o consumidor: “É essencial que os comerciantes façam uma estratégia de divulgação eficaz e diversificada, apostando em variados canais e resgatando os clientes fiéis. Assim, o consumidor toma decisões mais assertivas na hora da compra”.
A pesquisa foi realizada entre os dias 1º e 8 de abril de 2025, nos municípios de Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Coxim, Bonito, Corumbá/Ladário e Três Lagoas. Ao todo, foram ouvidas 1.982 pessoas. A margem de erro é de até 6%, com intervalo de confiança de 95%.
