
O advogado Walter Carneiro Júnior se despediu nesta terça-feira (31) do comando da Sanesul (a Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul), depois de quatro anos como diretor-presidente e disse que deixa a companhia saneada do ponto de vista financeiro e operacional para atender novos desafios.
O governador Eduardo Riedel deve escalar Carneiro para uma função política e designar o ex-adjunto na ex-Seinfra, a atual Secretaria de Infraestrutura e Logística, Renato Marcílio da Silva, para presidir a Sanesul
Ao encerrar um ciclo marcado por uma gestão de destaque e com indicativos que elevaram a Sanesul ao topo do ranking entre as melhores companhias públicas de saneamento do Brasil, o ex-dirigente fez questão de agradecer a confiança do então governador Reinaldo Azambuja e a lealdade de Eduardo Riedel para com ele nesse segundo momento em que o governador deve anunciar nos próximos dias a nova função que exercerá na estrutura do Estado.
“A Sanesul está saneada. Eu cumpro um ciclo de quatro anos como diretor-presidente e a gente consegue entregar uma empresa muito forte, inserida no cenário nacional, referência no Brasil, com projetos consolidados que mudam a vida de todos os sul-mato-grossenses”, afirmou.
Walter Carneiro Júnior reconhece que Reinaldo o oportunizou junto com os demais diretores a construir nesses últimos quatros anos esse grande momento que a companhia vive. “Nós saímos de uma área de cobertura do esgotamento sanitário de 30% e entregamos a empresa com mais de 60% e já com a PPP (Parceria Público-Privada) contratada para a universalização desse serviço nos próximos anos. Esse é o grande marco que a nossa diretoria deixa”, enalteceu.
Dentro de um cenário operacional extremamente satisfatório, graças à dedicação de toda diretoria e do Conselho de Administração, ele aponta como um dos fatores positivos o fato de ter investido no quadro de pessoal da empresa, onde atuam hoje mais de 1.400 mil colaboradores, incluindo a sede administrativa da Sanesul e o Complexo, em Campo Grande, e nas 10 unidades regionais que atendem os 68 municípios em que a companhia é concessionária dos serviços públicos.
“Nós conseguimos implantar o plano de carreiras que era um sonho dos nossos colaboradores, conseguimos fazer concurso público, melhorando e oxigenando nossos colaboradores que estão distribuídos em todo Mato Grosso do Sul, uma política clara de incentivo à capacitação, uma política clara de benefícios para todos com metas e remunerando a meritocracia. Foi um período de aprendizado, de crescimento e de grande alegria”, atesta.
Além da gratidão pelo grau de confiança recebida e pelo universo de amizade que construiu, Walter Carneiro Júnior garante que deixa o cargo com o sentimento do dever cumprido e, embora sem mencionar a próxima atribuição, reafirmou o desejo de continuar trabalhando com afinco em favor do desenvolvimento do Estado.
